Páginas

Isolamento x Tratamento acústico



Existem dois aspectos diferentes usados no tratamento acústico em estúdios de gravação. Um é o isolamento, que minimiza o vazamento do som entre as salas e o outro é o tratamento acústico dentro da sala que serve para minimizar as reflexões que causam o reverber, ecos e ondas estacionárias.
Aqui vamos discutir o tratamento acústico da sala de mixagem.
Se você andar pela sala vazia e bater palmas, ouvirá uma série de echos. Esses ecos, especialmente em salas pequenas, possuem algum timbre musical que chamamos de ringing, . Esses ecos são causados pelo som que bate na parede refletindo nas paredes opostas. Além da óbvia intrusão do eco em uma sala de mixagem, o ringing também enfatiza certas frequências. O tempo entre os ecos e quais frequências são enfatizadas dependem da forma e do tamanho da sala.
Se puder, faça uma experiência na sua sala de mixagem.
Nas salas profissionais de mixagem essas reflexões são eliminadas.
Uma sala “morta” se torna importante quando você precisa colocar um reverber em sua mixagem pois não vai ser influenciado pelo ambiente e não vai ter aquelas indesejáveis reflexões. Essa sala também “mata” o efeito de ringing, minimizando assim o uso de equalizadores de 1/3 de oitava. Mas, um tratamento acústico é mais do que eliminar as reflexões e o ringing da sala que impactam as frequências médias e altas. A não ser que sua mixagem inclua apenas narrações e voice overs, é muito importante eliminar também as reflexões que ocorrem na área das baixas frequências.
Muitos estúdios instalam placas acústicas em suas salas de mixagem acreditando que assim estão resolvendo o problema. Afinal, se você bater palmas em uma sala com essas placas instaladas, não vai ouvir o eco e o efeito de ringing. Mas, essas placas não conseguem resolver os problemas das baixas frequências. Estúdios em subsolo com paredes de concreto apresentam este tipo de problema. Quanto mais rígida a parede, mais ela vai refletir essa baixa frequência. Se você construir uma outra parede somente com placas acústicas, com apenas alguns centímetros de distância uma da outra já ajuda a resolver esse problema. Ela vai vibrar e conseguir absorver alguma energia mas, para uma sala realmente profissional você vai conseguir um melhor resultado usando caixas de ressonância especialmente projetadas para absorver a energia da baixa frequência. Essas caixas são chamadas “Bass Traps” ou, armadilha de graves. São construídas de madeira ¼ e são projetadas para vibrar em uma gama extensa de frequências. São revestidas de lã de vidro por dentro para absorver a energia das baixas frequências.
Quando frequências graves refletem em uma sala acabam gerando ondas estacionárias. Ondas estacionárias são nós de pressão

criados quando uma onda refletida em uma parede colide com o som direto proveniente do alto falante. Em algumas freqüências as reflexões reforçam o som direto, criando um aumento no nível naquela localização da sala e, em outras freqüências, as reflexões tendem a cancelar o som direto diminuindo o volume ou, em alguns casos, eliminando-as completamente. Ondas estacionárias podem ser reduzidas com paredes não paralelas e um teto não paralelo com o chão, mas essa construção é demasiadamente cara para a maioria dos estúdios caseiros. A variação da resposta dos graves causados por ondas estacionárias é talvez o maior obstáculo à satisfação das mixagens para proprietários de estúdios caseiros. Você acha que está mixando um som extraordinário em seu estúdio, mas as pessoas reclamam que ele está meio “abafado” ou meio “fraco”.
Ondas estacionárias também podem ocorrer nas frequências médias, mas são menos intrusivas porque a maior parte dos materiais musicais não sustentam essas notas tanto quanto na região das baixa frequências. Além disso, o intervalo das ondas de média frequência é mais curto.
Ao mover sua cabeça alguns centímetros apenas, você logo nota seu cancelamento. No entanto, é possível que em algum diálogo sustentado ou em uma nota longa de uma flauta, trumpete ou clarinete possa surgir uma onda estacionária. Por esta razão, ondas senoidais nunca são utilizadas para medir a frequência de resposta de monitores em uma sala de mixagem. Em vez disso, utilize o ruído rosa através dos altofalantes porque nenhuma freqüência está presente o tempo suficiente no ruído rosa para que se desenvolva uma onda estacionária.
Ufa, acho que já chega de teoria, no próximo artigo vamos começar a falar da construção dos “Bass Traps”,
Até lá!

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho interesse em tratamento de ambientes e gostei muito dessa matéria. Mandei um email para poder tirar umas dúvidas. Fico aguardando. um abraço
Thiago B.M. de Mello

Andy More disse...

Ola amigo ... estou montando um estudio, contrui ele com duas paredes de tijolos de uns 25cm cada e entre elas um vão de aproximadamente uns 15 cm de dois lado ha um moro colado entao sao praticamente 3 paredes, as paredes estao rebocadas e o comodo está com laje e rebocado o teto.
Bem acho nas paredes a parte de isolamento ja esta pronta, mas gostaria de saber uma coisa: todo mundo diz k para colocar a madeira na parede tenho k colocar por tras delas la de vidro ou de rocha para o tratamento acustico ... mas isso nao seria para isolamento acustico ?
Estava pensando em fazer o tratamento com apenas madeira em uma das paredes e no teto, um com pedra e meclar espuma sonex e placa de la de rocha em locais estratogicos, e quebrar os cantos .. sera que daria certo ou tenho msm k colocar a la de rocha ou de vidro atras da madeira msm ?
Desde ja obrigado

DENILSON CARLOS disse...

olá....meu nome é Denilson e tenho um espaço de 20M X 9M com um pé direito de 3.20M...é um espaço de eventos onde uso bateria microfonada, piano, baixo, vozes etc...tenho o chão de carpetes, cadeiras de tecidos, piso do palco de laminados de madeira e portas frontais de vidros....ja fiz alguns quadros de 1,20 X 1.20 usando lã de rocha de 5cm (3 cada lado ) , ou seja as frequencias altas resolvio problema, mas não consigo tirar a sobra de graves, até convesando percebe-se as sobras...o teto é de lage sem tratamento...alguns dizem q tenho q fazer um forro, outros dizem q tenho q fazer os bass straps...a peergunta é : o q eu faço?...vi sua materia e me interessei..será q pode me ajudar ? tks...