Páginas

Gravação em Computadores



Nos primórdios da gravação comercial, para se fazer uma simples demo, gastávamos milhares de dólares. Os espaços tinham que ser enormes. Nos últimos cinco anos, o preço dos home recordings tem diminuído, enquanto sua qualidade tem crescido exponencialmente.

Gravação no Computador: Software & Interfaces

As duas primeiras coisas a se considerar são seu software e sua interface. Sua interface de gravação é o componente de hardware que você conecta ao seu computador a fim de gravar. Existe uma grande quantidade de opções e todas elas são melhores do que quando se usa apenas seu microfone interno! As opções de software são inúmeras, e é você quem decide o que usar e o que pagar. O pacote de gravação mais popular do mundo é o Digidesign's Pro Tools Software Suite. O Pro Tools LE visa a gravação para o mercado doméstico, enquanto a Pro Tools HD é mais para estúdios profissionais que necessitam de capacidades expandidas. Existem vários outros pacotes de software disponíveis - GarageBand da Apple, que vem com a maioria dos computadores Macintosh produzidos nos últimos dois anos, e é uma poderosa ferramenta para produção musical. Existem muitas outras opções a considerar.
Há um mantra muito simples para repetir a si mesmo quando se está aprendendo a gravar - Quanto melhor for a fonte, melhor será a gravação! Gastar um dinheiro extra com um bom microfone vai realmente fazer a diferença no som das suas gravações. Existe uma grande quantidade de microfones acessíveis a qualquer orçamento! Existem também alguns microfones incríveis se você for capaz de gastar um pouco mais.

Não se esqueça do Acessórios!

Qualquer um que já visitou uma loja de áudio profissional sabe da infinidade de acessórios disponíveis para home studios! Não se esqueça de comprar os melhores cabos que voce puder e isso vale tambem para os monitores.

Boas Gravações!

7 comentários:

Anônimo disse...

A coisa mais interessante que eu li ultimamente sobre o assunto.
Mais confesso q estou um pouco confuso, quando eu fizer essas separações mixo tudo junto com elas?
é isso fara a musica ter mais ganho?

Obrigado por tudo

Blog do Deco disse...

Dae irmão, blza.
Estou linkando seu blog para receber o selo "este blog acerta em cheio".
Passa lá no meu blog pegue o selo e participe.
aquele abrasssssssss
sorte.
paz...

Eduardo Vaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Vaz disse...

Muito bem colocado Rafael, poucas pessoas levam em conta a qualidade dos cados ao montar um Home Studio. Cabos de boa qualidade evitam ruídos desnecessários e duram bem mais. Bons monitores de referência são essenciais, pois serão eles que daram a referência correta na hora da mixagem.

Eduardo Vaz
www.novadisconildo.com.br

Seccini disse...

Boa tarde,

Gostaria de obter um contacto do Rafael para averiguar um possivel interesse na cedência de algum material presente neste blog, identificando o seu autor e promovendo o seu blog através da inclusão de um link no final de cada artigo.

Obrigado,
Paulo Secca

Dio disse...

opa. Ótimo blog..estou seguindo.
só uma duvida..sou musico, faço aguams gravações em casa... participo de palestras e cursos da OMID (escola de audio em SP), onde mostram que a parte do equipamento tem cerca de 15% de importancia no processo de gravação. Eu gostaria de saber mesmo sobre placas de som para PC. Quais as disponiveis no mercado, qualidades, beneficios, comparações, etc..

abç

Átilla disse...

ola. gostei muito do seu blog. mais eu sou meio novo nesse ramo, e gostaria de saber o que devo ter em quesitos de peças, programas para computador para ter um estudio bom. se vc preferir me mande um email atillavni@hotmail.com conto com a sua ajuda. att