Páginas

Configurando seu Computador


A maioria dos computadores construídos nos últimos anos é perfeito para gravação! Quer se trate de um PC ou um Mac, você provavelmente possui um computador pronto para o seu home studio. Preparar seu equipamento para a gravação irá ajudá-lo imensamente, em termos de desempenho (e, como resultado do bom funcionamento, poupar-lhe muito tempo e frustração!).

Primeiro Passo: Seus discos rígidos
Uma das primeiras coisas que você deve considerar para a gravação em seu computador são seus hard drives. Se você tem os recursos para fazer isso, eu recomendo um segundo disco rígido - interno ou externo - para usar apenas como uma unidade de gravação. Este disco rígido deve fazer nada mais do que armazenar seus arquivos. Quanto mais rápido, melhor - um drive 5400 RPM é altamente recomendado - e Firewire geralmente funciona melhor para unidades externas. O HD externo facilita o transporte para outros estúdios. Procure um com pelo menos, 150 GB de capacidade de armazenamento!

Segundo passo: Faça um upgrade de memória
Não é segredo que quanto mais RAM você tiver, melhor o seu desempenho. A diferença entre 512MB de memória RAM e 2 GB de memória RAM em uma máquina é expressiva - tudo irá rodar mais rápido, você poderá executar plug-ins de efeitos, e será capaz de trabalhar em um ambiente multi - Track sem problemas. Se você estiver rodando um PC, pelo menos 1 GB é recomendado; para Macs, em especial os novos Macs Intel, 2 GB é o padrão. E não economize na qualidade de RAM que você comprar, a qualidade superior dos chips têm uma ligeira vantagem sobre o desempenho dos mais baratos.

Terceiro passo: Desabilite serviços desnecessários
Mac OS há muito que é o favorito dos engenheiros de gravação, por sua estabilidade. No entanto, se você estiver rodando o Windows, ainda há esperança!
Se você precisa executar um software antivírus, escolha um leve que não fique constantemente rodando em segundo plano. Além disso, desative todos os serviços que não são 100% necessários. Efeitos visuais, a imagem de fundo, sistema de som, e outras opções que você pode ficar sem.

Passo 4: Desative o Dashboard & widgets no MAC
Uma das peças mais bacanas do Mac OS é a aplicação Dashboard e os seus Widgets. Mas você não precisa desse recurso para gravação.

Passo 5: Mantenha o seu software atualizado
sempre rodando a versão mais atualizada do seu software de gravação. Mas, cuidado! Algumas atualizações recentes dos principais softwares de gravação não são 100% estáveis, pois podem estar em um estágio Beta. Se você notar que o seu desempenho caiu depois de uma atualização, ou notar que certos plug-ins já não funcionam adequadamente, não tenha receio de fazer um "downgrade" para a versão mais estável.

É isso. Seja qual for o sistema que você optar, tenha a certeza que vai conseguir realizar grandes tarefas e, consequentemente, grandes projetos.

Boa sorte e boas gravações.

Um comentário:

Diego Matias disse...

Olá! Acompanho seu blog e fiz uma referência pra cá no último texto da Revista Música.

Como o blogger não tem sistema de pingback, vim te avisar.

Grande abraço!

Diego Matias
www.revistamusica.net