A maioria dos computadores construídos nos últimos anos é perfeito para gravação! Quer se trate de um PC ou um Mac, você provavelmente possui um computador pronto para o seu home studio. Preparar seu equipamento para a gravação irá ajudá-lo imensamente, em termos de desempenho (e, como resultado do bom funcionamento, poupar-lhe muito tempo e frustração!).
Primeiro Passo: Seus discos rígidos
Uma das primeiras coisas que você deve considerar para a gravação em seu computador são seus hard drives. Se você tem os recursos para fazer isso, eu recomendo um segundo disco rígido - interno ou externo - para usar apenas como uma unidade de gravação. Este disco rígido deve fazer nada mais do que armazenar seus arquivos. Quanto mais rápido, melhor - um drive 5400 RPM é altamente recomendado - e Firewire geralmente funciona melhor para unidades externas. O HD externo facilita o transporte para outros estúdios. Procure um com pelo menos, 150 GB de capacidade de armazenamento!
Segundo passo: Faça um upgrade de memória
Não é segredo que quanto mais RAM você tiver, melhor o seu desempenho. A diferença entre 512MB de memória RAM e 2 GB de memória RAM em uma máquina é expressiva - tudo irá rodar mais rápido, você poderá executar plug-ins de efeitos, e será capaz de trabalhar em um ambiente multi - Track sem problemas. Se você estiver rodando um PC, pelo menos 1 GB é recomendado; para Macs, em especial os novos Macs Intel, 2 GB é o padrão. E não economize na qualidade de RAM que você comprar, a qualidade superior dos chips têm uma ligeira vantagem sobre o desempenho dos mais baratos.
Terceiro passo: Desabilite serviços desnecessários
Mac OS há muito que é o favorito dos engenheiros de gravação, por sua estabilidade. No entanto, se você estiver rodando o Windows, ainda há esperança!
Se você precisa executar um software antivírus, escolha um leve que não fique constantemente rodando em segundo plano. Além disso, desative todos os serviços que não são 100% necessários. Efeitos visuais, a imagem de fundo, sistema de som, e outras opções que você pode ficar sem.
Passo 4: Desative o Dashboard & widgets no MAC
Uma das peças mais bacanas do Mac OS é a aplicação Dashboard e os seus Widgets. Mas você não precisa desse recurso para gravação.
Passo 5: Mantenha o seu software atualizado
sempre rodando a versão mais atualizada do seu software de gravação. Mas, cuidado! Algumas atualizações recentes dos principais softwares de gravação não são 100% estáveis, pois podem estar em um estágio Beta. Se você notar que o seu desempenho caiu depois de uma atualização, ou notar que certos plug-ins já não funcionam adequadamente, não tenha receio de fazer um "downgrade" para a versão mais estável.
É isso. Seja qual for o sistema que você optar, tenha a certeza que vai conseguir realizar grandes tarefas e, consequentemente, grandes projetos.
Boa sorte e boas gravações.
Configurando seu Computador
Postado por Rafael Contatori 1 comentários
MBox 2 Mini
O MBox-2 é um equipamento simplesmente incrível para qualquer músico. Com uma entrada de microfone e uma de linha ele facilita a gravação simultânea de vocal e intrumento, e suporta gravação em 24-bit/48kHz com zero de latência. Ele é uma peça fantástica pelo seu preço sugerido e, o melhor de tudo, tem a qualidade Pro Tools em um pacote extremamente compacto.
Prós
• Portabilidade
• Qualidade Pro Tools
Contras
• Sómente um preamp
• Sem saída digital
Descrição
• Qualidade Pro Tools por U$329 (aprox)
• Duas entradas simultâneas (mic e linha) com zero latência
• Suporte 24bit/48kHz
• Acabamento de metal reforçado
Revisão
O MBox 2 Mini é extremamente bem construído; por ter o acabamento em metal, ele aguenta muito bem o tranco.
O que mais impressiona no MBox 2 Mini é sua portabilidade. Você pode levá-lo para qualquer studio e usá-lo da maneira que quiser. Sendo alimentado com um cabo USB, você não precisa de mais nada. Aliás, é preciso somente uma coisa, sua criatividade.
Mas, nem tudo é o paraíso. O pré de Microfone é bom, mas não excelente, e certamente não tão bom como os preamps Focusrite na Mbox original. A única coisa que realmente ficou um pouco abaixo do esperado foi a qualidade dos headphones, mas nada que decepcione.
Juntamente com o MBox 2 Mini, você recebe o Pro Tools Ignition Pack, com mais de 50 plug-ins essenciais para você começar.
Finalizando, o MBox 2 Mini representa um grande avanço na portabilidade. Sim, ele não é barato, mas certamente você não encontrará uma oferta melhor, ou uma maneira mais fácil de obter a verdadeira compatibilidade do Pro Tools.
Para maiores informações clique aqui.
Postado por Rafael Contatori 5 comentários
Montando seu Home Studio
Escolhendo seu espaço
Criar um grande espaço é difícil em um Home Studio. É óbvio que seu quarto, ou apartamento não foi projetado como um estúdio. Neste tutorial você vai aprender o básico de acústica e como fazer o seu som soar melhor.
Antes de iniciar seu projeto você deve entender o básico de isolamento e acústica.
Quando você escolhe o espaço para ser seu Home Studio, seu objetivo deve ser o de fazê-lo o mais neutro possível. Quando você grava, você quer que seu som seja a melhor representação do que está sendo tocado. Você também quer que seu quarto ou sala seja bem preciso na mixagem. Um ambiente neutro é muito importante.
Absorção: Absorção das ondas sonoras através do ouvido humano.
Com o uso de materiais acústicos apropriados você vai “afinar” sua sala e conseguir produzir belos sons. Um dos meios mais fáceis de se absorver um som é usando carpetes.
O carpete é ótimo para absorver frequências altas mas já não é tão bom para absorver frequências baixas.
Isolamento: Se você tem vizinhos, o isolamento é uma coisa muito importante a se considerar. Seja apenas ouvindo um som através dos monitores ou ensaiando com a banda, manter o som sob controle é extremamente importante.
As placas para isolamento acústico são feitas com espuma flexível de poliuretano especiais para absorção de sons, atenuando sua reverberação.
Outra dica: Não é o caso forrar todo o ambiente com essas placas pois seu som vai ficar muito abafado. O ideal é ter um som sem reverberação na sala mas não um som totalmente abafado. Tem que testar, afinal o que estamos fazendo aqui é tentar acertar o som da sala o mínimo possível para você possa trabalhar em suas gravações.
Obs: Caixa de ovo não adianta nada para acertar o som da sala.
Difusão: Espalhar o som pela sala vai fazer com que você consiga o melhor ambiente para seu Estúdio. Com uma difusão baixa, o som pode se acumular em certas áreas da sala, gerando um som distorcido nesses pontos.Básicamente os materiais necessários são: placas especiais e carpete.É obvio que estamos tentando apenas adequar um ambiente. Claro que construir um ambiente próprio seria muito melhor, com paredes duplas, piso suspenso e teto não paralelo ao chão. Mas isso já é uma outra história!
Vizinhos satisfeitos
Se você é como eu que aluga, você tem vizinhos que preocupam. Ser educado com seus vizinhos e suas necessidades quando você está gravando é muito importante, pois nada é pior do que seu senhorio vir te dizer que você não pode mais alugar seu espaço pois seus vizinhos não aguentam.
Testando seu Isolamento
A primeira coisa a fazer é escutar. Toque algo em um volume normal e ande pela sala e corredores. Se você pode ouvir do lado de fora quando a porta está fechada, provavelmente seus vizinhos também. Neste caso é melhor considerar um bom par de fones de ouvido para suas mixagens.
Esse tutorial não tem o objetivo de ensinar acústica mas, sabendo de sua importência no negócio, vou passar um link interessante para que você possa ter um pouco mais de informação.
http://arts.ucsc.edu/ems/music/tech_background/TE-14/teces_14.html
Postado por Rafael Contatori 47 comentários
Teclado Pro Tools
O Pro Tools Keyboard Key Set é uma ferramenta essencial para qualquer usuário de PC ou MAC rodando Pro Tools. O conjunto é compatível com todas as versões do Pro Tools, Pro Tools HD, Pro Tools LE, Pro Tools FREE e Pro Tools M-Powered Systems.
O Pro Tools Keyboard Key Set transforma seu teclado padrão em um teclado Pro Tools plenamente funcional, por uma fração do preço de outras soluções em teclados de edição de áudio.
O preço sugerido nos EUA gira em torno de U$15,99 mais impostos.
Seja você é um hobbista ou um produtor musical, este teclado tornará seu trabalho bem mais produtivo.
Para maiores informações http://www.editorskeys.com/protoolskeyboard.asp?currency=usd
Postado por Rafael Contatori 69 comentários