Páginas

Gravação de Bateria (com 4 microfones)


Etapa 1
O primeiro passo para se obter um bom som de bateria é conseguir um bom baterista com um kit devidamente afinado.

Etapa 2: Seleção do Microfone
Agora, você vai escolher o seu microfone. Vamos usar apenas quatro microfones - um para o bumbo, um para a caixa e dois para os overheads.

Um microfone de alta qualidade para o bumbo e caixa são essenciais em qualquer kit para gravação de bateria. Acho que o AKG D112 nunca desaponta para o som de bumbo, e o Shure Beta 57 (ou SM57) soa muito bem na caixa. Meu microfone preferido, se você pode se dar ao luxo disto (e encontrar um), é o Beyerdynamic M201.

Esta técnica depende da qualidade dos microfones overhead. Dito isto, microfones que são "demasiado brilhante" não são bons para esta técnica, e microfones que são muito precisos também são um problema potencial.

Meu microfone preferido para o overhead são os microfones ribbon (de fita)- mesmo os Nady ou Cascade, microfones bem baratos, irão funcionar bem, com alguns EQ. No entanto, meus favoritos são os da Beyerdynamic M160 ribbon mics.

Etapa 3: Posição Geral
Para posicionar seus overhead microfones, você precisará de uma importante peça: a fita métrica.

Para que este método funcione, você tem que ser muito cuidadoso com a fase. Manter seus microfones em fase é o bilhete para um grande som - caso contrário, eles vão soar lavado e fora de equilíbrio.

Começando com um microfone overhead, posicione-o a 1 m do centro da caixa, virado para baixo na direção do pedal do bumbo.

Agora, vamos ao segundo overhead microfone. Este microfone será colocado do lado direito do baterista, com o microfone apontando para o chimbau (hi-hat), logo acima do floor tom. Confuso? Basicamente, o microfone será colocado mirando o baterista em seu lado direito – só isso!

Pegue a fita métrica, e posicione a cápsula do microfone a exatamente 1 m do centro da caixa.

Etapa 4: Os mics de bumbo e caixa
Coloque agora o microfone do bumbo e o da caixa. Microfonar essas peças é fácil. Ouça com atenção até conseguir o som desejado.

Etapa 5: Panning na mix
O Panning dos microfones em sua mix uma vez que você tenha gravado é o que vai fazer esse métodp funcionar perfeitamente.

Faça o pan de seu bumbo e caixa para o centro, como você faria normalmente em qualquer gravação. Então, pegue o microfone overhead da caixa, e faça um pan para a direita (metade) - o que dá a ele um pouco de equilíbrio.
Em seguida, faça o pan do outro overhead mic – totalmente à esquerda. Isto dá uma profundidade estéreo e uma imagem global para o kit.

Usando essa técnica, você terá um som bem natural de bateria, mas um grande baterista (com um kit de alta qualidade e de grande técnica) é essencial, assim como os microfones de alta qualidade!

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom.....parabens

Motoqueiro Fantasma disse...

Gostei muito desse blog, especialmente. Eu tb tenho um blog que envolve Produção Musical e HomeStudio http://sonarmusica.blogspot.com se vc estiver interessado numa parceria... de uma olhada nele e me mande um e-mail se quiser, um abraço e parabens.

Cosmo disse...

muito muito muuitoo bom cara!! ^^
blog perfeito!! hahuahu parabens ^^

Fabricio disse...

Parabéns pelos Topicos, excelentes.

Anônimo disse...

Entendi tudo sobre a posição dos microfones , da bateria e do baterista... Mas e se a bateria for digital?

Anônimo disse...

indigent subversive productivity insure cowboy htmpreferred shortcut limitsn apex cognates abstracts
lolikneri havaqatsu

Anônimo disse...

e aí blz? parabéns pelo blog. esse métido da fita métrica, o overhead deve ficar a um metro pra cima, pra esquerda, pra direita, em q ângulo?? e o outro overhead acima do surdo, a que distância do surdo? e se eu tiver pratos sobre o surdo? se puder responder no meu email: emailcarlos@ig.com.br vlw !!