Páginas

Criando uma zona livre de reflexão


Primeiras reflexões e ecos

A meta para qualquer sala de mixagem é criar uma Zona Livre de Reflexão (RFZ) na área onde fica o técnico/engenheiro de som. Isso ocorre quando o som dos altofalantes chega a seus ouvidos através de dois caminhos diferentes - um direto e outro retardado após refletir em uma parede.
Da mesma forma que é prejudicial se o som do altofalante esquerdo bate na parede da direita e chega ao seu ouvido direito, e vice - versa. As reflexões do teto e piso também podem prejudicar a clareza e a imagem. Em todos os casos, as reflexões obscurecem os detalhes e tornam difícil localizar a fonte do som ou instrumentos musicais.

Este desenho, visto de cima, mostra os três principais caminhos pelos quais som de um altofalante chega ao seus ouvidos. O som direto é mostrado com linhas pretas. As primeiras reflexões nas paredes mais próximas - são as linhas vermelhas, e os ecos e ambiência chegam como mostrado em azul. Na verdade, as linhas azuis são muito mais complexas e densas do que o único caminho mostrado aqui, mas isso é suficiente para explicar o conceito.
A meta principal de uma Zona Livre de Reflexão é eliminar as primeiras reflexões mostradas em vermelho instalando painéis acústicos sobre as paredes laterais em locais chave. Não mostrado, mas tão importante quanto, são as primeiras reflexões do teto e do piso.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de saber mais sobre esse bass trap.......obrigado